segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Segredo do contraste

Encontrei na coluna do meu amigo Guilherme PDK, designer gráfico de uma boate daqui de Maringá - PR chamada Nite Club, um material muito interessante sobre contraste...

Contraste deve estar no dicionário do webdesigner, pois em ocasiões especiais será necessário "contrastar" alguns elementos do layout onde seu cliente atribui mais valor. Quer um exemplo? Logomarcas, Slogans, Produtos, Links, Fotos...

O contraste nos permite ressaltar o peso visual, podemos consegui-lo através de diversas formas: cores, escala, contornos e tons.

O contraste pode ser criado através de diferentes oposições entre elementos.

Contraste de Tons


Obtemos contraste entre elementos que possuem tons (claridade-escuridão) opostos. Neste caso, o maior peso terá o elemento mais escuro, destacando o mais claro sobre ele com mais intensidade quanto maior for a diferença tonal.



Conforme se diminui a tonalidade do elemento mais escuro o contraste vai perdendo intensidade, sendo necessário redimensioná-lo se quisermos manter o mesmo contraste.



Este tipo de contraste é talvez o mais intenso, e é muito usado em composições gráficas.


O contraste criado entre duas cores será maior quanto mais afastadas estiverem no círculo cromático. As cores opostos contrastam muito, enquanto que as análogas apenas fazem, perdendo importância visual ambas.
Este efeito pode ser usado para dar maior dimensão ou sensação de proximidade a um elemento em uma composição, situando-o sobre uma cor que contraste com ele.

Este tipo de contraste é especialmente indicado para os conteúdos textuais, nos quais deve primar pela facilidade de leitura. O ideal será o texto negro sobre fundo branco, já que é o que mais contraste cria (contraste de tom). Porém, em certos elementos, nos quais este jogo de cores não for possível, haverá que buscar sempre um texto cálido sobre um fundo frio ou vice-versa.
Os contornos irregulares destacam de forma importante sobre os regulares ou reconhecíveis.
Este tipo de contrastes é adequado para dirigir a atenção do usuário a certos elementos de uma composição ou página web, como botões importantes, banners publicitários, etc. Não obstante, há que ser comedidos em seu uso, sobretudo se se combinam com outros tipos de contraste, já que podem ser um foco de atração visual potente demais. Além disso, criam muita tensão no espaço que lhes rodeia.

É o produzido pelo uso de elementos a diferentes escalas das normais ou de proporções irreais, conseguindo-se o contraste por negação da percepção aprendida.
Este sistema de contraste não é muito usado nas páginas web, onde se busca sempre a escala adequada, porém sim é freqüente em fotografia e pintura, conseguindo atrair a atenção do espectador de forma muito efetiva.

Vejam neste último exemplo, a mudança que conseguimos com um simples ajuste no contraste da imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário